Páginas

quarta-feira, 5 de março de 2014

CÁLCULOS BÁSICOS

Para emagrecer é preciso saber alguns cálculos para poder traçar as metas e objetivos a serem alcançados.

Uma das principais informações que o gordo precisa saber para planejar seu emagrecimento é que para perder um, estou dizendo um, 1 mesmo, 1 quilinho é preciso oxidar sete mil quilocalorias, isso mesmo, para eu enferrujar 1kg de gordura e botá-la para fora, preciso de cortar de minhas dietas 7000 kcal.

Ou seja, para manter meu corpo de 160 kg, eu preciso ingerir, comer nada menos que 3072 kcal. E se eu não estou emagrecendo nem engordando então significa que estou comendo exatamente essas calorias.

Para que esse bláblá? Para dizer que para eu perder 1 kg de massa corporal eu precisaria ficar sem nada comer por mais de 48 horas seguidas. Isso porém geraria uma disfunção no meu corpo, pois não perderia 1 kg somente de gordura, mas também de carne, ou seja, os músculos seriam muito prejudicados.

Para se saber quantas calorias seu corpo necessita basta digitar no google calcular calorias necessárias que aparecerão vários sítios que oferecem esse cálculo gratuitamente.

Algumas informações básicas para se montar uma dieta equilibrada são mais difíceis de serem encontradas. Abaixo estão algumas delas:

Cada grama de carboidrato (carbo) possui 4 kcal.
Cada grama de proteína (protein) é igual a 4 kcal.
Cada grama de gordura é igual a 9 kcal.

Quanto à necessidade que nosso corpo tem para cada um desses nutrientes (eu disse nutrientes, portanto, não podem ficar fora de nossa dieta) é na seguinte proporção:

Necessidade de proteína --- 0,8 g por kg de corpo, ou seja, pego o meu peso e multiplico por 0,8 e então saberei o quanto meu corpo precisa de proteína. 160 vezes 0,8 = 128 gramas de proteína. 
128 X 4 = 512 kcal diárias

Necessidade de gordura --- 1 grama para cada 4 kg de corpo, ou seja, pego o meu peso e divido por 4. O resultado é a quantidade de gordura que meu corpo necessita. 
160 dividido por 4 = 40 gramas de gordura diária.
40 x 9 = 360 kcal diárias

O restante das 3072 kcal devem se de carboidrato para que eu tenha uma alimentação saudável e mantenha o peso de 160 kg. 
Isso significa: 512 + 360 = 872 kcal, então, eu deva consumir
3072 - 872 = 2200 kcal de carboidratos.


Outro cálculo interessante é o de batimento cardíaco. Mas isso serve apenas para aqueles que queiram comprar aqueles aparelhinhos caros que medem os batimentos. Seria o ideal no momento das atividades físicas.

O cálculo é:
220 menos idade vezes 60% para oxidar somente a gordura e não diminuir a massa magra (músculo, carne).

220 - 34 x 60% = 111 batimentos por minutos. Mas como sou gordão então me bastarão poucos esforços para atingir esses batimentos. 
Mas uma forma simples e prática de saber isso é fazer exercício conversando consigo mesmo ou cantando com leve ofegação. Se começar a ficar sem fôlego significa que os batimentos estão acima de 60 %.



Outros cálculos serão acrescentados assim que forem sendo necessários, por hora, estes satisfazem as necessidades de nossos objetivos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário